Como evitar o uso de drogas?

Esta é a pergunta que muitos pais devem se fazer ao perceber que seus filhos
crescem e que muito em breve perderão o controle sobre suas amizades, lugares que frequentam etc.

Eu tenho 25 anos, já experimentei muitas drogas, entre elas ecstasy, lsd, maconha, lança perfume, haxixe e outras. Hoje em dia não uso mais, porém continuo andando com pessoas que consomem, e muito, essas substâncias.

Imagine que, se nem um amigo serve como um influência positiva para que os
jovens deixem as drogas, quem servirá? No meu caso, comecei a abrir a mente
para todas as coisas que eu acreditava, muitas vezes usamos as coisas (não só drogas, mas roupas, etc) influenciados por toda uma sociedade. Não é culpa dos traficantes, eles estão alí apenas porque existe a demanda, a culpa é na verdade do sistema.

Existe toda uma glamourização feita em cima das drogas, uma ilusão de que elas te darão algo que vc não pode conquistar sem elas. Muitas vezes a sensação que se tem ao utilizá-la é a de que somos super-Heróis, mas que no final das contas despencamos novamente para a realidade cruel.

Ora, se usar drogas fosse ruim, ninguém usaria, por isso digo que é muito bom sim, são sensações inexplicáveis; mas irreais.

O que faz alguém não se interessar por elas é encontrar na própria vida todo
esse prazer, a realização profissional, afetiva, as amizades verdadeiras, a liberdade de expressão.

Por isso eu diria aos pais que se preocupam com isso, que conversem com seus filhos e os deixem livres para fazer as suas escolhas. Não a nada mais
verdadeiro e prazeroso do que viver intensamente cada segundo da vida.