Há algum tempo desconfiava que minha filha poderia estar fumando maconha; O problema para mim nem é essa droga, pois eu mesmo fumei há uns anos e não acho assim tão prejudicial. Meu temor era que ela se envolvesse com outras drogas, especialmente cocaína, crack e ecstasy.

Achei o teste de drogas do cabelo na Internet e liguei para a empresa para saber de maiores detalhes. Escolhi este teste por que entendi que ele pode ver o consumo destas drogas todas e de outras não tão faladas na imprensa. Também me chamou a atenção o fato de que eu posso checar se minha filha usava muita ou pouca maconha.

Colhi o cabelo dela depois que disse que se ela não tem nada a esconder ela não teria o porque se negar a realizar o exame. As instruções do como proceder a coleta não estavam muito claras para mim, mas pude esclarecer minhas dúvidas no telefone desta empresa.

O resultado veio mais rápido do que eu pensava inicialmente. Levou uma semana.

O resultado me deixou tranqüilo, pois minha filha realmente apenas é uma consumidora leve de maconha (apesar dela ter me mentido falando que não fumava). Eu ficaria preocupado se ela fumasse maconha de maneira pesada ou estivesse envolvida com outras drogas.

Por outro lado acho que mostrei a ela que estou disposto a realizar um exame desses se eu ficar desconfiado que ela esta usando outras drogas; Isso deve ajudar-me a mantê-la longe das drogas, por medo de que eu a flagre.

Não sei se essa é a melhor maneira, de prevenir nossos filhos das drogas, mas acho que no meu caso específico funciona bem. Pois sou aberto e converso com ela, mas sei que a entrada nas drogas pesadas acontece mesmo em famílias como a nossa. O exemplo disso é que mesmo eu sendo “liberal” com um pouco de maconha ela não falou para mim que estava fumando.

Escrevo este relato porque acho que é importante que nos preocupemos com nossos filhos ANTES que eles entrem nas drogas pesadas. O teste me parece ajudar.

M.